Em ação inédita, Caravana MusiLibras chega em João Pessoa para ensinar música para surdos
Por Edmilson Pereira - Em 5 anos atrás 754
Idealizado pelo músico e educador Mestre Batman, projeto leva inclusão para crianças e jovens surdos de todas as capitais do Nordeste. O Governo do Estado da Paraíba, através da FUNAD estará apoiando essa iniciativa, que irá acontecer no período de 29 a 31 de outubro, na sede da Fundação, com a execução de oficinas gratuitas que contam com apoio do Rumos Itaú Cultural.
A Caravana MusiLibras chega em João Pessoa levando música e inclusão para crianças e jovens surdos entre os dias 29 e 31 de outubro. A iniciativa ensina através de uma metodologia criada pelo músico e educador Irton Silva, conhecido artisticamente como Ras Batman Alagbê, em que os alunos vão aprender a tocar instrumentos de percussão. Na capital paraibana, a ação passará pela Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) e ainda oferecerá um workshop desenvolvido especialmente para educadores. Até o final do ano, o projeto terá passado por Teresina, São Luís, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju, Salvador, além da cidade de Imperatriz (MA). A realização da Caravana MusiLibras conta com o apoio do Rumos Itaú Cultural 2017-2018.
Em João Pessoa, as Oficinas MusiLibras acontecem na Funad, nas datas de 29 e 30 de outubro, com duas turmas por dia, das 8h às 11h e das 14h às 16h30. “A ideia é trabalhar a autoestima dos alunos e mostrar que a música pode fazer parte da cultura surda”, conta o Mestre Batman. As inscrições gratuitas podem ser feitas nos locais, dias e horários das oficinas. A atividade é destinada a crianças a partir dos 10 anos, adolescentes e jovens.
E com a proposta de despertar o interesse de mais educadores surdos e ouvintes em levar a prática musical para a comunidade surda, a iniciativa realizará o Workshop Música Surda para apresentar as funcionalidades das técnicas e ferramentas pedagógicas da metodologia MusiLibras. A atividade acontece no dia 31/10, também na Funad, das 14h às 16h, com uma culminância ao final da ação. São destinadas 30 vagas e os interessados podem se inscrever no local, dia e horário da atividade.
Durante as oficinas, os alunos serão apresentados à metodologia MusiLibras, que utiliza um alfabeto musical em forma de sinais visuais para identificar as figuras de tempo da música e um sequenciador eletrônico de quatro canais. O equipamento criado pelo Mestre Batman constrói frases rítmicas com lâmpadas de cores e tamanhos diferentes, possibilitando trabalhar a intensidade e duração do som. Este dispositivo recebeu o nome de Metrônomo Visual e foi reconhecido como uma tecnologia assistiva na educação musical brasileira. “Tudo isso para mostrar que a música pode nos levar a lugares onde ser diferente é muito normal, e que os limites existem nos ouvidos de quem ouve e não nas mãos de quem toca”, explica o Mestre Batman.
#PraCegoVer: 02 fotos sequenciais: a primeira foto mostra o Mestre Batman com seu instrumento de percursão com cordas azuis, a foto foi tirada de baixo para cima e ao fundo existe um coqueiro, ele está vestido com uma camisa branca e verde e com óculos escuros de armação branca; a segunda foto mostra a equipe de percursionistas com o mestre Batman, sentados em uma escada com seus respectivos instrumentos percursivos.