Aeronáutica prorroga prazo de interdição do Aeroclube da Paraíba

Aeronáutica prorroga prazo de interdição do Aeroclube da Paraíba

Em 6 anos atrás 1130

A interdição do Aeroclube da Paraíba, localizado em João Pessoa, foi prorrogada até o mês de agosto. O último comunicado da Aeronáutica estabelecia o dia 7 de junho como prazo para a suspensão das atividades. Um dia antes do prazo expirar, a interdição foi renovada.

De acordo com a informação NOTAM do Serviço de Informação Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (www.aisweb.aer.mil.br), o aeródromo continuará fechado para a movimentação de aeronaves devido à presença de obstáculos violando a zona de proteção do local: “AD CLSD DEVIDO PRESENCA DE OBST VIOLANDO A ZONA DE PROTECAO DO AD”.

A Aeronáutica interditou pela primeira vez o Aeroclube em 5 de janeiro de 2018, mas desde então as interdições vêm sendo renovadas, por violação do cone de voo. Muitos moradores do Bessa defendem a construção de um parque na área. Eles temem acidentes com aeronaves no local, em função da proximidade com os prédios.

De acordo com da instituição, a suspensão de algumas atividades se deu por questões técnicas, que já estão sendo corrigidas. Explicou que foi detectado um problema no plano de zoneamento para que o Aeroclube possa funcionar normalmente no local, mas as providências foram tomadas neste sentido.

Apesar da proibição para que aeronaves decolem do Aeroclube, a direção disse que a instituição conseguiu aprovação para funcionar com voos de helicópteros, o que pode ocorrer a partir de setembro. O Aeroclube continua a realizar cursos de paraquedismo, aeromodelismo e desenvolve o projeto Crianças Escoteiros no Ar.

Desapropriação – Sobre o processo de desapropriação que tramita desde 2012, quando a Prefeitura amparada por decisão da Justiça à época, iniciou o processo de destruição da pista, a direção do Aeroclube informa que está aguardando o julgamento de um recurso protocolado pela administração municipal para procurar o prefeito e tentar resolver a recomposição da pista.