Partidos vão declarar apoio à Previdência, mas prometem veto a mudanças no Benefício de Prestação Continuada
Em 6 anos atrás 705
No mesmo dia em que o ministro da Economia, Paulo Guedes, vai à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para esclarecer dúvidas sobre a Previdência, os líderes dos partidos DEM, MDB, PSD, PP, PR e PRB farão uma declaração de apoio à reforma. Essas legendas, no entanto, deixarão claro que não apoiarão mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC) – concedido a idosos e deficientes de baixa renda – e nas regras de aposentadoria dos trabalhadores rurais.
O PR defende ainda uma flexibilização nas normas para os professores, reduzindo a idade mínima de aposentadoria, proposta no texto, de 60 anos para 55 anos. Os deputados dirão que o texto do governo é cruel com os mais pobres e grupos mais vulneráveis.
As siglas têm 204 dos 513 deputados e costumam agir em conjunto nas articulações da Câmara. Somadas à oposição, essas legendas teriam votos suficientes para derrubar esses tópicos.
O ato foi organizado pelas siglas como uma resposta a ataques feitos pelo Palácio do Planalto ao Congresso e ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
O ato também representa um sinal de apoio ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ontra os ataques feitos pelo Planalto ao presidente da Câmara e ao Congresso.
Fonte: Redação e o Globo