Projeto de Tião Gomes torna obrigatório o cadastramento de estacionamentos públicos e privados para reduzir roubos e furtos de veículos na Paraíba

Projeto de Tião Gomes torna obrigatório o cadastramento de estacionamentos públicos e privados para reduzir roubos e furtos de veículos na Paraíba

Por Edmilson Pereira - Em 6 anos atrás 758

É de autoria do deputado estadual Tião Gomes (Avante) Projeto de Lei, em tramitação na Assembleia Legislativa da Paraíba, que propõe o cadastramento de estacionamentos públicos e particulares de veículos ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Sinesp-cidadão).

Tião justifica que a proposta dele tem por objetivo  combater roubos e furtos de veículos no estado. Acrescenta o deputado que  os estacionamentos com fluxo maior do que 50 veículos por dia devem estar integrados ao Sinesp. Caso seja aprovado, caberá a Secretaria de Segurança do Estado o cumprimento da Lei.

“Caso seja constatado que há um carro com restrição de roubo e furto no estacionamento, o proprietário deve acionar imediatamente a Polícia Militar, através do 190, sob pena de responsabilização civil e penal. Sendo assim, vamos contribuir ainda mais com a segurança pública e reduzir os roubos de veículos no nosso estado”, defendeu Tião Gomes.

Na Paraíba, de acordo com o parlamentar, dados da Secretaria de Segurança revelam que 676 veículos foram roubados no ano de 2017, sendo os proprietários desses automóveis na maioria das vezes de João Pessoa e Campina Grande.

De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública ocorrido em 2016, em todo país foram registrados 557 mil roubos e furtos de automóveis, o que equivale a um crime por minuto.

Fonte: Redação e Assessoria de Imprensa