CAMPEÃO: Flamengo vence o Frankfurt e leva título da Florida Cup
Em 6 anos atrás 1537
Foi só um troféu amistoso, é verdade, mas a Florida Cup trouxe para o Flamengo um gosto que faltou no último ano: o de gritar “é campeão”. A vitória por 1 a 0 sobre o alemão Eintracht Frankfurt, na noite deste sábado, teve festa no gramado e taça levantada. A torcida rubro-negra espera que tenha sido só um ensaio para mais cenas como essa em 2019.
Ao contrário da estreia, quando lançou a garotada no segundo tempo, o técnico Abel Braga resolveu começar o jogo deste sábado com jogadores mais jovens. E não se arrependeu. Vitor Gabriel, usado como centroavante – Henrique Dourado foi deslocado para a ponta direita -, teve boa chance em chute de primeira, após lançamento de Trauco, e também criou chances para Dourado e Jean Lucas quando saiu da área. O volante Ronaldo teve atuação firme, e Thiago Santos encaixou bons contragolpes pela esquerda.
Foi um dos meninos do Ninho quem abriu o placar. Jean Lucas, de 20 anos, atuando mais adiantado do que de costume, recebeu ótimo passe de Rodinei dentro da área e emendou de primeira. O chute saiu mascado, com a impressão de ter resvalado no pé de apoio, enganando o goleiro Trapp. O importante, claro, é que a bola foi parar no fundo da rede.
– Vou guardar a camisa e fazer um quadro para guardar de recordação – vibrou Jean Lucas, no intervalo, depois de atirar a mesma camisa para o alto na comemoração.
O Frankfurt tinha um jogador a menos naquela altura: Abraham, lateral-direito e capitão da equipe, foi expulso de forma infantil, ao se irritar com Piris da Motta e agredir o paraguaio numa cobrança de escanteio. O time alemão até levava perigo antes disso, especialmente nas tramas pela esquerda envolvendo o croata Rebic, titular da seleção vice-campeã da Copa do Mundo, e o sérvio Kostic. Após a expulsão, o jogo virou.
Abel fez oito substituições no intervalo, lançando a espinha dorsal do seu time titular. A exceção foi o goleiro Diego Alves, que atuou durante toda a estreia, mas desta vez não saiu do banco, dando oportunidade a César. Já o Frankfurt trocou seus titulares por reservas. Com isso, o time alemão mal conseguia sair de seu campo de defesa.
O Flamengo, enquanto isso, atacava preguiçosamente e perdia chances claras com Willian Arão, Vitinho e Éverton Ribeiro. A falta de ímpeto e, por vezes, de concentração – o goleiro César chegou a sair com bola e tudo ao tentar um domínio – foi irritando o técnico Abel Braga. Aos 44, Diego arriscou belo chute de fora da área e quase acertou o ângulo. Pode ter sido seu último ato com a camisa do Flamengo, já que o meia desperta interesse do Orlando City. Mas o Flamengo, por enquanto, fica com as boas recordações dos EUA.
Com a vitória, o Flamengo termina a competição com cinco pontos – três conquistados sobre o Frankfurt, um no empate com o Ajax-HOL e um ponto extra pela vitória nos pênaltis sobre os holandeses. O Ajax, que venceu o São Paulo por 4 a 2 neste sábado, foi o vice-campeão, com quatro pontos. O Frankfurt termina com três pontos, enquanto o time paulista não pontuou.
Redação e o Globo