PARTO NATURAL: HNSN inaugura maternidade com leitos pré-parto, parto, pós-parto

PARTO NATURAL: HNSN inaugura maternidade com leitos pré-parto, parto, pós-parto

Em 6 anos atrás 1759

O Hospital Nossa Senhora das Neves, HNSN, em João Pessoa,  desde sua inauguração em 2016, se posiciona como um hospital inovador, quando se colocou no mercado como o primeiro da Paraíba a ser completamente digital. Agora, com a abertura de sua maternidade, o HNSN está apostando no parto natural e oferecendo uma estrutura nova e moderna que contempla todos os cuidados necessários do pré-parto, parto e pós-parto (PPP), em um único ambiente.

Comprometido em promover uma nova experiência na obstetrícia paraibana, o HNSN investiu nos leitos PPP com o objetivo de respeitar a autonomia e o protagonismo materno, atendendo o principal critério de humanização para a realização de partos naturais. Nenhum outro hospital particular ou público da Paraíba tem leitos PPP, contando inclusive com opção de banheira. Com corpo clínico experiente e humanizado, mais da metade dos leitos da maternidade são destinados aos partos naturais.

Junto com a maternidade, o hospital está inaugurando sua UTI Neonatal, e, para garantir o conforto e a segurança dos pacientes, uma equipe de pediatras especializados no atendimento ao recém-nascido estará sempre à disposição. Além disso, se necessário, existe o suporte de todas as especialidades que o HNSN já oferece, por se tratar de um hospital multidisciplinar. Os partos naturais vão acontecer dentro dos próprios quartos, de forma acolhedora e humanizada, e em momento algum a mãe será separada do bebê.

“No modelo que estamos propondo as gestantes poderão vivenciar uma experiência diferenciada no acompanhamento obstétrico, com consultórios especialmente harmonizados para assistência pré-natal, exames laboratoriais e ultrassonografia obstétrica no mesmo ambiente hospitalar. A capacidade inicial será de 150 atendimentos mensais e as mães estarão na companhia dos bebês 24h por dia. O que queremos é incentivar a realização de partos com menos medicamentos e intervenções”, explica o coordenador da maternidade Dr. Marcelo Tissiani.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, os partos por cesárea representam 57% e a comunidade médica internacional recomenda que a taxa não ultrapasse 15%. O incentivo do HNSN aos partos naturais visa justamente contribuir para a redução do número de cirurgias cesarianas no país, afinal, quando não é indicada, a cesárea oferece riscos para a gestante e o bebê.

Com 20 obstetras e 10 pediatras, a maternidade do HNSN tem a proposta de estimular também a independência das famílias desde o momento em que a criança nasce. Desde sua abertura, o hospital tomou como modelo os processos e protocolos aplicados no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Hoje, a carteira de pacientes contempla 22 planos de saúde e a expectativa é de que todos eles credenciem a maternidade para seus clientes.