Ídolo do Santos e Botafogo-RJ, Renato se despede do futebol neste sábado contra o Atlético-MG
Em 6 anos atrás 1717
A partida contra o Atlético-MG pelo Brasileirão não teria grande valor para o Santos, mas vai marcar a despedida dos gramados de um nome especial para o clube. O volante Renato anunciou que fará a última partida pelo Peixe e de sua carreira profissional neste sábado (24) na Vila Belmiro.
“A ansiedade bate, é normal. É meu último jogo. Mas temos esse sentimento em todas as partidas, independentemente se é a estreia ou o último, acho que para a gente que joga, que procura dar alegria ao torcedor, ter essa ansiedade é normal. Mas estamos nos preparando para a partida, apesar da minha despedida. Temos que terminar o ano bem em casa e conseguir uma vitória”, afirmou o jogador, em entrevista ao site oficial do clube.
Renato fará sua 424ª partida pelo Santos. Ele teve duas passagens pela equipe da Baixada, entre 2000 e 2004 e 2014 e 2018, conquistando dois Campeonatos Brasileiros (2002 e 2004) e dois Paulistas (2015 e 2016). Na Vila, foram 178 apresentações pelo Peixe.
“Espero que a Vila esteja lotada. Sei que a fase do time às vezes não ajuda, e que muitos que gostariam de estar não conseguirão por morar longe. Mas espero que quem vier possa nos apoiar, como sempre apoiou dentro da Vila. Depois é se despedir, agradecer a quem compareceu e torceu, e que no ano que vem possamos brigar por títulos”, disse.
Pelo Brasileirão, o Santos ainda terá o jogo contra o Sport na última rodada, mas Renato fez questão de se despedir na Vila. A partir do ano que vem, o volante estará exclusivamente na função de gerente executivo do clube santista.
Carreira
Revelado pelo Guarani, de Campinas (SP), ganhou projeção mundial jogando pelo Santos, chegando à Seleção Brasileira. Segundo volante de extrema classe, foi um dos destaques da equipe campeã brasileira em 2002, terminando o campeonato sem ser punido nem com cartão amarelo.Foi o único jogador santista que jogou todas as 31 partidas do sétimo titulo nacional do peixe. Saiu do Santos em 2004 como ídolo para tentar o sucesso na Espanha.
Sevilla
Suas boas atuações o levaram ao Sevilla, onde conquistou títulos importantes e se tornou mais um ídolo da torcida. O sucesso em solo espanhol porém foi diminuindo com a idade, já não sendo mais uma unanimidade no Sevilla optou por voltar a solo brasileiro. Renato é o estrangeiro com mais partidas com a camisa do Sevilla.
Botafogo
Em 26 de maio de 2011 assinou com o Botafogo (RJ) time pelo qual jogou até 2014 e de onde foi líder e muito querido