20º CONEST: Congresso Nacional debaterá o alto índice de mortes no trabalho, em Natal (RN)

20º CONEST: Congresso Nacional debaterá o alto índice de mortes no trabalho, em Natal (RN)

Por Edmilson Pereira - Em 6 anos atrás 1175

Nos últimos cinco anos foram registrados 2.098 mil mortes por acidente de Trabalho nos nove estados do Nordeste. Ou seja, a cada 1 dia ocorre uma morte por acidente de trabalho. Como consequência, neste período de 2012 até hoje, houve 119.324 mil afastamentos por acidentes no ambiente profissional. Os dados alarmantes são do Ministério Público do Trabalho (MPT) em cooperação com a Organização Internacional do Trabalho.

Na Paraíba, foram notificadas 114 mortes acidentárias no período de 2012 a 2017 – 1 morte a cada dezoito dias, em média. O observatório também registrou 16.773 acidentes nestes cinco anos – estimando um sinistro a cada três horas. O setor com mais notificações de acidentes no estado é o de fabricação de calçados (8,61%), seguido construção de edifícios (6,21%), atividades de correio (5,61%), atividades de atendimento hospitalar (3,87%) e comércio varejista de mercadorias em geral (3,62%) – dados do MPT.

Para debater sobre a redução desses números e a prevenção de sinistros dentro das empresas de um modo geral, será realizado em Natal (RN) o 20º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho, de 17 a 19 de outubro, na Escola de Governo. O evento destaca-se também pela abordagem internacional, devido à presença de palestrantes e participantes dos países de língua portuguesa: Portugal, Angola e Cabo Verde.

“Vamos trazer o debate para uma perspectiva de mercado de trabalho, mas também para uma ótica da formação acadêmica nos países de língua portuguesa. Será uma excelente oportunidade de troca de experiências práticas e teóricas entre o Brasil e outros lugares do mundo”, relata Benvenuto Gonçalves, presidente Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest). Durante o congresso serão formalizados protocolos de intenções com as Escolas Superiores de Tecnologia de Portugal e de Cabo Verde.

Estão confirmados especialistas da área como Hélder Simões, sócio e fundador da Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupacionais e professor da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra/Portugal; Mario Luiz Fantazzini, consultor independente e membro do Conselho Técnico da Associação Brasileira de Higienistas.

As inscrições podem ser feitas através dos seguinte endereço:      www.conest2018.com.br

Redação e Assessoria de Imprensa