Juiz Aluizio Bezerra lança “Processo de Improbidade Administrativa – Anotado e Comentado” dia 18 no TJPB

Juiz Aluizio Bezerra lança “Processo de Improbidade Administrativa – Anotado e Comentado” dia 18 no TJPB

Por Edmilson Pereira - Em 6 anos atrás 864

Está marcado para o próximo dia 17 deste mês, o lançamento do livro “Processo de Improbidade Administrativa – Anotado e Comentado”, de autoria do Juiz de Direito da 6ª Vara da Fazenda Pública da Capital, Aluizio Bezerra Filho. A solenidade de lançamento do livro será às 17:30h, no Salão do Plenário do Tribunal de Justiça da Paraíba.

A obra tem o prefácio do Desembargador Leandro dos Santos e tem publicação Editora Juspodivm, de Salvador-BA, uma das maiores do país no ramo editorial de livros jurídicos.

O projeto editorial versa sobre a aplicação da Lei de Improbidade Administrativa nº 8.429/1992, que dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito, prejuízo ao erário e violação aos princípios que regem à administração pública.

 Os operadores jurídicos terão à sua disposição um estudo da norma de regência e do seu regramento processual, tendo cada dispositivo uma manifestação doutrinária e a ilustrada com jurisprudências selecionadas e específicas.

A obra está de acordo com o novo Código de Processo Civil.  É importante ressaltar que o Conselho Nacional de Justiça estabeleceu a priorização na tramitação e julgamentos de processos envolvendo atos de improbidade administrativa, fato que vem ocasionando uma movimentação intensa de advogados em todas as varas, comarcas e tribunais de todo o país.

A defesa da probidade administrativa ganhou relevância a partir da edição da Lei nº 8.429/1992, que trata das condutas típicas de improbidade administrativa de enriquecimento ilícito, dano ao erário e violação aos princípios norteadores da administração pública.

Nesta obra são analisados os atos administrativos ilícitos, artigo por artigo, ilustrados com jurisprudências selecionadas, específicas e atualizadas. O processo da ação de improbidade administrativa dispõe de uma fase especial própria, inicialmente, e depois do procedimento comum do Código de Processo Civil, na forma adotada pela lei de regência especial.
]
A fase do rito ordinário previsto no Código de Processo Civil é abordada em todos os seus aspectos, além dos atos e procedimentos a serem aplicados na ação civil pública de improbidade administrativa, de forma integral e acabada, à luz da orientação pretoriana.

Assim é que todo o ritual processualístico é debatido de maneira completa, assim como a dosimetria e os critérios das sanções a serem aplicadas, os recursos cabíveis e as ações de impugnações aplicáveis à espécie.

Merece realce o tema da judicialização das decisões dos tribunais de contas como instrumento a ser utilizado pelo Operador do Direito e a declaração de insolvência em desfavor de agentes condenados a ressarcir o patrimônio público, mas desprovidos de ativos financeiros ou patrimoniais.

Para o Operador Jurídico, em especial o advogado, constitui-se em um manual de direito especializado completo, com a suficiente instrumentalização e informações processuais, para facilitar  seu ofício, adensado em único livro, dispondo de tudo o que necessita para sua aplicação no cotidiano forense.

O Autor já foi professor de Direito na Universidade da UNIPÊ e possui Pós-graduação de Especialização em Gestão Jurisdicional de Meios e Fins pelo Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, além de ser Bacharel em Administração. É mestrando em Direito Internacional na UNISANTOS-SP.

O juiz Aluizio Bezerra é autor dos seguintes livros: Lei de Tóxicos Anotada e Interpretada pelos Tribunais – Doutrina, Jurisprudência e Processo, Tribunal do Júri – Homicídios, Crimes Sexuais – Anotados e Comentados, Lei de Improbidade Administrativa – Aplicada e Comentada, Lei Antidrogas e Atos de Improbidade Administrativa – Lei 8.429/92 – Anotada e Comentada, todos publicados pela Juruá Editora.

E pela Editora Juspodivm é autor de “Manual dos Crimes Contra o Erário – Anotados e Comentados – 1ª Edição, já esgotada, e também, recentemente, da sua 2ª Edição, devidamente atualizada.

Fonte: Assessoria de imprensa