Educação da Paraíba contesta resultados do Ideb divulgados nesta segunda

Educação da Paraíba contesta resultados do Ideb divulgados nesta segunda

Por Edmilson Pereira - Em 6 anos atrás 880

A Secretaria de Educação do Estado da Paraíba divulgou nota no final da tarde desta segunda (03) contestando  os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados na manhã de hoje. Segundo o secretário Aléssio Trindade, os dados “não refletem de forma fidedigna a realidade da Educação Básica da Paraíba, sobretudo no desenvolvimento do Ensino Médio”.

Eis a íntegra da nota:

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados na manhã dessa segunda- feira (03), não refletem de forma fidedigna a realidade da Educação Básica da Paraíba, sobretudo no desenvolvimento do Ensino Médio.

Consideramos que o desenvolvimento do Ensino Médio se dá a partir da realização da ação estruturante de ampliação, reforma, revitalização de infraestrutura, na formação de professores, intercâmbio internacional de estudantes e professores, laboratórios de matemática e ciências, oferta de cursos técnicos, incentivo à prática de esportes e de artes, além do fomento à educação integral com projetos flexíveis articulados à escolha dos alunos e seu projeto de vida.

A Paraíba tem, desde 2011, feito tudo isso, em sua maioria com recursos próprios. Possui sistema próprio de avaliação (IDEPB), articulado com um processo de ações e melhorias das escolas, como os prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor. Para nós a avaliação não é algo estanque, mas sim, um elemento dentro do processo de planejamento, que contribui para traçar estratégias que direcionem para o que consideramos ser o desenvolvimento do Ensino Médio.

Os resultados educacionais da Rede de Ensino Médio da Paraíba estão escancarados na motivação dos estudantes e professores e nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Entre 2011 e 2017 a Paraíba elevou em 577,8 % a aprovação em cursos superiores, um número que foi de 284 aprovações em 2011 para 1.925 em 2017 em cursos como Direito, Medicina, Administração, Enfermagem e Letras, sendo 70 aprovações em 1º lugar. Em 2018, as inscrições no ENEM foram acima da média, com 91% dos alunos da 3ª série inscritos, colocando a Paraíba com média 35% de inscritos, enquanto a média do Nordeste 33%.

Apesar da importância que o Ideb tem para acompanhamento e definição de políticas públicas eficientes para a educação no país, a mudança de avaliação por amostragem para uma avaliação censitária precisa considerar todo o universo definido na população de referência para poder gerar informações reais, capazes de promover as intervenções necessárias.

O mesmo ocorre com relação à divulgação de um resultado que desconsidera os dados referentes aos Cursos Técnicos Integrados, uma vez que para nós esta tem sido a estratégia principal de melhoria para o Ensino Médio da Rede Estadual, elevando em 296% as matrículas, de 1.767 em 2010 para 7.007 em 2017, 5.240 matrículas a mais na educação profissional no Estado.

Além de não considerar o desempenho integral dos alunos do Ensino Médio, por excluir os resultados dos estudantes dos cursos técnicos/profissionais, o Ideb avalia apenas o desempenho em língua portuguesa e matemática. Diferente do ENEM, que considera todas as disciplinas do Ensino Médio e é processo seletivo para ingresso no Ensino Superior.

Neste sentido, estamos em desacordo com a abordagem dos resultados publicados, uma vez que eles não refletem a revolução que a educação da Paraíba iniciou com a expansão do Ensino Médio Integral.