Deputado Branco apela para o TJPB rever decisão sobre desinstalação de comarcas na Paraíba
Por Edmilson Pereira - Em 6 anos atrás 828
O deputado estadual Branco Mendes (Podemos) usou a tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba, na manhã desta terça-feira (07) para que o Tribuna de Justiça do Estado reveja a decisão de fechar as 15 comarcas na Paraíba. A estimativa é de que mais de 230 mil paraibanos vão ser afetados.
De acordo com o deputado, os desembargadores se reúnem nesta quarta-feira (8) para decidir se encerram às atividades das comarcas. Branco Mendes disse que as pessoas carentes serão as mais prejudicadas.
“Peço que os magistrados revejam a decisão de fechar as comarcas. A justiça não pode se distanciar da população. É um atraso encerrar as atividades e prejudicar uma parcela grande de pessoas carentes. É um retrocesso caso isso aconteça”, falou o deputado.
O parlamentar lembrou que com o fechamento das comarcas, as pessoas que precisarem da justiça paraibana terão que se deslocar até cem quilômetros, considerando ida e volta, para alcançarem os serviços que necessitam, a exemplo de tirar uma certidão negativa, ou simplesmente acompanhar a tramitação de um processo.
“Temos um caso, por exemplo, a cidade de Coremas. A comarca foi instalada no mesmo tempo da fundação da cidade e ela está na lista das que podem fechar. Recebi vários telefonemas de pessoas preocupadas com esta situação. A presença do poder Judiciário nas comarcas dá o empoderamento da população destas cidades, o fortalecimento no combate a todas as mazelas que atingem a população”, falou o deputado.
Durante o discurso, o deputado parabenizou a Polícia Militar pela operação exitosa que resultou na prisão de quatro homens que explodiram o carro forte na tarde dessa segunda-feira (6), na cidade de Pedras de Fogo.
“Não poderia deixar de parabenizar os guerreiros policiais militares pela ação exitosa de ontem. Eles enfrentaram uma gangue fortemente armada, mas que conseguiram prender a quadrilha que chamou atenção da Paraíba. Meus parabéns a uma classe, que mesmo com as dificuldades tem feito um trabalho excelente no combate a violência no nosso estado”, agradeceu o deputado Branco Mendes.
Fonte: Assessoria de Imprensa