Botafogo vence o Atlético Acreano, afasta de vez risco de rebaixamento e continua focado no G4
Por Wamberto Ferreira - Em 6 anos atrás 829
O Botafogo-PB conseguiu um excelente resultado na tarde deste domingo (29) ao derrotar o Atlético Acreano pelo placar de 1 x 0, no estádio Almeidão, em João Pessoa. Com a vitória o “Belo” afastou de vez o risco de rebaixamento e assegura por antecipação sua permanência na série C no próximo ano.
Juazeirense e Salgueiro, que somam 17 pontos poderão chegar no máximo a 23, e o Remo, com 15, só pode chegar a 21 e não têm mais chance de ultrapassar o Botafogo, que já soma 24 pontos na tabela de classificação.
Na tarde deste domingo (29), o Botafogo-PB entrou em campo pela décima sexta rodada do Grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro para enfrentar o Atlético-AC, líder da competição, querendo retornar ao G4. A vitória por 1 a 0, com gol marcado por Leandro Kível, deixa o Belo momentaneamente na quarta colocação.
Já no primeiro ataque, aos 30 segundos, o Botafogo-PB mostrou que veio para vencer. Rogério avançou pela esquerda, após bate-rebate na área, a bola sobrou na direita para Hiroshi, que passou pelo marcador e bateu cruzado para o meio. Por pouco o carrinho de Alex Gonçalves não encostou na pelota para empurrá-la para as redes.
Aos 3, Fábio Alves cruzou da esquerda e Alex Gonçalves desviou de cabeça. A bola passou com perigo ao lado da trave esquerda do goleiro Ruan.
Vivendo grande fase, Marcos Aurélio voltou a assustar o time acreano aos 21 minutos, quando chutou da meia esquerda e a bola passou perto do ângulo esquerdo do arqueiro.
O Atlético-AC reagiu aos 28 minutos, quando Neto desceu em velocidade pela direita, invadiu a área e chutou de pé esquerdo. A bola passou muito perto da trave direita de Saulo, que nada poderia fazer no lance.
Destaque do time nos últimos jogos, Clayton apareceu bem aos 33 minutos, quando fez jogada individual na área, passou por dois marcadores e chutou cruzado, de pé direito, mas Ruan tocou com a ponta dos dedos para mandar a bola pela linha de fundo.
O ritmo intenso do início da partida pesou, e o Botafogo-PB não conseguiu manter a pressão até o apito para o intervalo do jogo.
Segundo tempo
O Botafogo-PB voltou para a segunda metade do jogo sem alterações, mas não conseguiu pressionar no início, como aconteceu no primeiro tempo. Mesmo com mais posse de bola, o Belo não conseguia chegar com perigo, e só entrava na área por meio de bolas paradas.
Na cobrança de falta de Marcos Aurélio, aos 15 minutos, Gladstone subiu mais que todo mundo e desviou de cabeça, mas a bola passou por cima da meta.
Quatro minutos mais tarde, outro perigo do Belo. Fábio Alves cruzou da esquerda e Leandro Kível cabeceou com muito perigo. A pelota raspou o travessão de Ruan.
O Atlético-AC parecia satisfeito com o empate, mas o Belo estragou a pretensão do adversário. Aos 26 minutos, Fábio Alves chutou da esquerda com força, o goleiro espalmou e Leandro Kível, sozinho, só dominou e tocou a bola para o fundo da meta, abrindo o placar no Almeidão.
Ainda deu tempo do Botafogo-PB quase amplicar o marcador. Marcos Aurélio cobrou falta da intermediária aos 43 minutos, e Ruan fez boa defesa para mandar a bola para escanteio.
A vitória deixou o Belo na quarta colocação, com 24 pontos, mesma pontuação do Santa Cruz, terceiro. No próximo domingo (05 de agosto), o Bota-PB visita o Globo-RN, em Ceará-Mirim. O Atlético-AC segue na liderança, com 27 pontos, e na décima sétima rodada irá enfrentar o Confiança-SE, em casa.
Ficha técnica
Botafogo-PB 1 x 0 Atlético-AC
Campeonato Brasileiro da Série C (Grupo A – 16ª rodada)
Estádio: Almeidão (João Pessoa)
Arbitragem: Felipe Fernandes de Lima; Marcus Vinicius Gomes e Luiz Antônio Barbosa. Todos de Minas Gerais.
Gol: Leandro Kível (B)
Cartões amarelos: Gladstone, Fábio Alves, Alex Gonçalves, Marcos Aurélio (B); Leandro, João Marcus (A)
Botafogo-PB: Saulo, Gedeilson, Gladstone, Júnior Lopes, Fábio Alves; Rogério, Hiroshi (Carlos Renato), Juninho, Clayton (Jobinho), Marcos Aurélio; Alex Gonçalves (Leandro Kível). Técnico: Evaristo Piza.
Atlético-AC: Ruan, Douglas, João Marcus, Diego, Jeferson; Leandro (Marquinhos), Araújo (Igor), Kássio, Eduardo; Rafael (Ancelmo) e Neto. Técnico: Álvaro Miguéis.
Fonte: vozdatorcida.com