Operadores da Unitrans retomam treinamentos do Operador em Ação
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Com a confirmação e registro de presença via biometria, os operadores da empresa de ônibus Unitrans iniciaram, nesta segunda-feira (15), o segundo módulo dos treinamentos do projeto ‘Operador em Ação’. Desta vez, além de receber as primeiras avaliações de desempenho, feita em cada terminal, de forma individual e coletiva, os motoristas, manobreiros e cobradores ainda puderam saber as respostas sobre algumas sugestões de melhoria dadas por eles, durante o último treinamento do projeto, em março.
“A exemplo do primeiro módulo, os colaboradores foram divididos em turmas, por áreas e terminais de linha possibilitando, assim, um diagnóstico mais preciso das questões inerentes a realização dos serviços de transporte de passageiros no âmbito da capital paraibana”, explica a gerente de Recursos Humanos da Unitrans, Izabela Maria, que junto com o chefe de tráfego da empresa, Allisson Ricarte, conduziu o treinamento.
No início, foi mostrado um vídeo com mensagens de otimismo e que reforçava a premissa de que o trabalho em grupo só é bem executado se todos se comprometerem a dar sua parcela de contribuição na realização das tarefas. Em seguida, foi lido o relatório de sugestões do primeiro encontro e dada as respostas para cada demanda. As solicitações que dependiam da direção da Unitrans, a exemplo de escalas e melhorias de processos internos, foram encaminhadas para os setores competentes. Outras questões que extrapolam a atuação da empresa e que dependem de outros órgão, a exemplo da SEMOB e DETRAN, foram encaminhadas para os respectivos órgãos.
Ainda durante o treinamento foi abordado a importância das ações e orientações da campanha ‘Abril Amarelo’, de conscientização por um trânsito mais seguro e, em seguida, foi apresentado os relatórios de desempenho dos terminais, de forma coletiva, e dos profissionais, com avaliações individuais. “Ainda não atingimos a meta inicial, mas já estamos com 80% do índice estipulado, o que para uma primeira avaliação não é um resultado ruim”, afirma o chefe de tráfego, Allisson Ricarte, lembrando que em épocas de chuva o trânsito fica ainda mais lento e complicado o que termina impactando nos serviços prestados pelas empresas de ônibus, apesar delas não serem responsáveis pelos atrasos nas viagens que acontecem em função dos longos e recorrentes engarrafamentos.
O ‘Operador em Ação’ é um Programa de capacitação permanente da Unitrans, que existe desde 2012, e aborda temas ligados ao cotidiano dos operadores. Após cada módulo, é elaborado um relatório com as colocações e sugestões dos funcionários. O documento é encaminhado para as gerências da empresa, para a diretoria e também para o órgão gestor, a SEMOB, quando fizerem referência a assuntos sob a responsabilidade da Superintendência e ao DETRAN, quando diz respeito a assuntos de competência do órgão.