AL-BARÃ : Polícia Civil realiza operação para prender advogado e serventuário da Justiça do Sertão envolvidos com organização criminosa
Por Edmilson Pereira - Em 7 anos atrás 1077
Foi deflagrada a primeira fase da operação AL-BARÃ no dia de hoje, 09/05/2018, que visa dar cumprimento a 08 mandados de busca e 02 de prisão, sendo 02 buscas e 01 prisão na cidade de Patos tendo como alvo um advogado, e 06 mandados de busca para residências e escritório de três advogados e um servidor do TJPB, além do mandado de prisão para este servidor.
A investigação se desencadeou com a verificação de que um alvará havia sido fraudado pelo servidor e tentado ser sacado pelo advogado, porém no decorrer das investigações surgiram indícios de que outros advogados também estariam participando do esquema da “máfia dos alvarás”.
O dinheiro desviados das contas judiciais, eram pertencentes a entes federados, como o Estado e municípios, o montante desviado, que foi detectado até agora, é em torno de um milhão e meio de reais.
Os crimes investigados são de peculato, falsificação de documento público, uso de documento falso, falso reconhecimento de firma ou letra e organização criminosa.
Os advogados que não tiveram mandados de prisão expedidos tiveram outras medidas cautelares determinadas, como proibição de se ausentar da comarca e recolher o passaporte a autoridade judiciária.
Durante a Operação AL-BARÃ foram presos , Valdeno de Jesus Vilar da Silva, servidor do TJPB , e Leonado Araújo de Sousa, advogado de Patos
O nome AL-BARÃ é uma referência a origem etimológica da palavra alvar