Ex-ministro José Eduardo Cardozo profere palestra sobre a separação dos poderes nesta sexta, na Câmara de João Pessoa

Ex-ministro José Eduardo Cardozo profere palestra sobre a separação dos poderes nesta sexta, na Câmara de João Pessoa

Por Wamberto Ferreira - Em 7 anos atrás 759

A Câmara Municipal de João Pessoa recebe, nesta sexta-feira (27), um dos nomes mais importantes da história recente da política brasileira: Eduardo Cardozo, ex-ministro do governo da presidente Dilma Rousseff. Ele vem a João Pessoa através de um convite feito pela Mesa Diretora da Casa Napoleão Laureano para se integrar ao ciclo de palestras ‘Diálogos da Democracia’, falando sobre ‘O Estado Democrático de Direito e a Crise do Princípio da Separação dos Poderes’ a partir das 9h30 no Plenário Humberto Lucena da Casa Napoleão Laureano. O palestra é aberta ao público em geral.

Ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União, Cardozo fez a defesa da ex-presidente Dilma durante o processo de impeachment, em 2016, e atuou na linha de frente das negociações para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se apresentasse à Polícia Federal, no início deste mês.

“A Câmara de João Pessoa tem a honra de receber, esta semana, um dos mais renomados juristas do país, que foi ministro da Justiça, foi advogado-geral da União, mas também teve uma carreira de destaque na Câmara Municipal de São Paulo e um papel importante junto ao projeto ‘Ficha Limpa’, quando foi deputado federal. Então é um profissional com bastante experiência e uma bagagem muito sólida, que chega para fazer uma grande palestra”, comentou o presidente da CMJP, vereador Marcos Vinícius (PSDB).

Vereador e secretário de Luiza Erundina

Nascido em São Paulo, há 50 anos (completados no último dia 18 de abril), José Eduardo Martins Cardozo guarda uma pequena relação com a Paraíba: foi secretário Municipal de São Paulo durante o governo da paraibana Luiza Erundina, entre 1989 e 1992.

Depois dessa passagem pelo Executivo, ocupou assento na Câmara Municipal paulista, exercendo mandato de vereador entre 1997 e 2001, onde fez forte oposição ao então prefeito Celso Pitta. A atuação lhe garantiu uma reeleição recorde, obtendo 200 mil votos, a maior dada a um vereador na história do legislativo municipal de São Paulo, e chegou a presidência da Casa.

Cardozo também foi eleito, por duas vezes, deputado federal e se tornou o principal relator do projeto de lei decorrente da mobilização que ficou conhecida como ‘Ficha Limpa’.

É professor da PUC-SP e, desde 2016 passou a atuar na advocacia privada, com escritórios em São Paulo e Brasília.

Fonte: Agência Brasil