GUERRA: Trump lança mísseis na Síria

GUERRA: Trump lança mísseis na Síria

Por Edmilson Pereira - Em 7 anos atrás 885

Apoiada por Reino Unido e França, ofensiva foi retaliação a ataque químico contra civis Coalizão atinge laboratório de pesquisa e depósitos de armas químicas, dizem EUA Ação traz risco de confronto direto entre americanos e russos, que prometem reagir.

Estados Unidos, França e Reino Unido lançaram ataques contra instalações do regime de Bashar Assad na Síria, em retaliação ao ataque com armas químicas ocorrido nas imediações de Damasco há sete dias.

Os alvos, segundo o governo americano, foram um laboratório de pesquisa em Damasco e dois depósitos de armas químicas nos arredores de Homs. A ofensiva, com mísseis Tomahawk, traz o risco de confronto direto entre americanos e forças de Rússia e Irã, que apoiam o regime sírio na guerra civil.

Em pronunciamento à nação, Donald Trump afirmou que os EUA e seus aliados estão preparados para uma resposta “contínua”. O presidente afirmou ainda que os “ataques precisos” eram “resultado direto” da incapacidade da Rússia de impedir que Assad continuasse a usar armas químicas.

O embaixador da Rússia nos EUA, Anatoli Antonov, disse que os americanos não tinham o direito de culpar outros países e que era “inaceitável” insultar o presidente Vladimir Putin. “Estas ações não ficarão sem consequências”, afirmou.