Ataque cibernético mundial levou INSS a suspender atendimento no Brasil
Em 8 anos atrás 1059
Um ataque de hackers ocorrido nesta sexta-feira em 74 países, inclusive o Brasil, levou à suspensão dos serviços nas agências do INSS no país. Segundo integrantes do governo, houve indícios de que o ataque cibernético poderia afetar o atendimento e, por isso, o Dataprev, órgão responsável pelo sistema de informática da Previdência Social, resolveu desligar o serviço. Além da Previdência, empresas como Petrobras e Telefônica, o Operador Nacional do Sistema Elétrico e o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) também foram atingidos.
Por meio de nota, o INSS informou que não haverá prejuízo aos trabalhadores. Os atendimentos que estavam marcados para hoje serão reagendados. Além disso, a Data de Entrada de Requerimento (DER) dos cidadãos agendados será resguardada.
O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) informou, por meio de nota, que não identificou qualquer anormalidade em seus serviços nesta sexta-feira, quando vários países do mundo foram afetados por um ataque cibernético. De acordo com a nota, o Serpro, que tem como clientes órgãos como a Receita Federal, o Tesouro Nacional, os ministérios do Planejamento, da Justiça e o Denatran, possui um plano de contingência que já está em curso.
“Toda a equipe de segurança está em alerta, adotando as medidas adequadas a situações como as que estão acontecendo”, destaca o texto.O Banco Central e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) também não detectaram qualquer problema em seus sistemas.
Em São Paulo, o Tribunal de Justiça (TJ-SP), por precaução, determinou que os computadores de todas as seções fossem desligados na tarde desta sexta-feira. Segundo o Tribunal, a medida tem caráter preventiva contra o risco do virus, que ataca empresas e repartições mundo afora, contaminar os sistema da corte.
No Rio de Janeiro, conforme informou uma fonte ligada à Previdência Social, todos os computadores da Previdência e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram afetados pelo vírus e foram desligados. Os postos de atendimento foram 100% afetados pelo ciberataque e não estão funcionando. Petrobras, Telefônica e o Operador Nacional do Sistema Elétrico também foram atingidos.
Em nota, o INSS esclarece que os serviços nas agências foram suspensos nesta sexta-feira (12/05), após indícios de ciberataques na rede mundial de computadores. Os atendimentos marcados para esta data serão reagendados. “A Data de Entrada de Requerimento (DER) dos cidadãos agendados será resguardada”, informou o órgão.
Outras páginas do governo federal na internet estão fora do ar. A página da Previdência Social e do Ministério do Trabalho, por exemplo, estão sem acesso. Os telefones do órgão também não funcionam no momento.
O ataque cibernético aos sistemas da Telefónica, na Espanha, nesta sexta-feira também atingiu a operação brasileira da empresa. Funcionários da companhia, dona da operadora Vivo, foram orientados a não ligarem seus computadores e não acessarem os e-mails pelo celular. Desde o meio da manhã, o escritório central da empresa, na zona sul de São Paulo, está praticamente sem atividade. Os serviços ao usuários estão normais.
O governo espanhol divulgou um comunicado em que informa sobre o ciberataque em várias empresas da Espanha. O banco BBVA e a seguradora Mapfre são outros que tiveram seus sistemas invadidos. No Brasil, porém, as operações estão normais. A empresa Portugal Telecom também informou que foi afetada pelo ataque dos hackers em sua sede.
A Petrobras foi na mesma linha e comunicou a os funcionários da empresa em todo país para que salvassem todos os trabalhos que estivessem realizando e desligassem os computadores (boot) por cerca de 15 minutos.