FINALISTA: Botafogo derrota o Flamengo e está na final do Campeonato Carioca

FINALISTA: Botafogo derrota o Flamengo e está na final do Campeonato Carioca

Por Wamberto Ferreira - Em 7 anos atrás 875

O Botafogo está classificado para a grande decisão do Campeonato Carioca. Nesta quarta-feira, no Maracanã, a equipe alvinegra superou o rival Flamengo por 1 a 0 e garantiu uma vaga na final do campeonato estadual. O único gol do duelo foi marcado por Luiz Fernando. O Flamengo jogava pelo empate, mas não conseguiu sustentar a vantagem, adquirida por ter vencido a Taça Guanabara.

O gol do clássico no Maracanã ocorreu aos 38 minutos do primeiro tempo. Lindoso deu belo passe para Marcinho. O lateral do Botafogo cruzou rasteiro, e Luiz Fernando bateu de primeira para balançar a rede. Na segunda etapa, o time de Alberto Valentim soube segurar o placar favorável, garantido passagem para a decisão.
Página especial do Botafogo

Vídeos, notícias, gols, estatísticas, jogos, análises e opinião ESPN: tudo para o fã do esporte na página especial do Botafogo.

O outro finalista do Carioca será decidido nesta quinta-feira, no confronto entre Fluminense e Vasco, que também acontece no Maracanã.

O jogo

A partida começou equilibrada, com as duas equipes buscando o ataque. Aos três minutos, Leonardo Valencia arriscou de fora da área e Diego Alves segurou sem problemas. O Botafogo foi o primeiro a criar um momento de perigo. Aos oito minutos, Luiz Fernando desarmou Rhodolfo nas imediações da grande área e chutou com perigo.

Sem muita pressa, o Flamengo tocava a bola, esperando que aparecessem espaços na defesa alvinegra, enquanto o Botafogo, precisando da vitória, assumia uma postura mais agressiva, mas não conseguia criar condições para finalizar com sucesso. Aos 14 minutos, o volante Marcelo arriscou da entrada da área, mas mandou para fora. Aos 19 minutos, após levantamento na área, o zagueiro Igor Rabello mete a cabeça e obriga Diego Alves a praticar sua primeira grande defesa.

Preocupado com o baixo rendimento ofensivo da sua equipe, o técnico Carpegiani inverteu a posição dos atacantes Vinicius Junior e Lucas Paquetá. Aos 23 minutos, Diego bateu falta, a zaga rebateu mal e Willian Arão aproveitou a sobra para chutar com perigo. Logo depois, o mesmo Arão apareceu na área após cobrança de escanteio. O volante rubro-negro cabeceou com muito perigo.

O Flamengo se animou e voltou a ameaçar aos 29 minutos, em cabeçada de Réver que Jefferson desviou para escanteio. A partida voltou a ficar equilibrada com as duas equipes se alternando na posse de bola, mas o time dirigido por Alberto Valentim se mostrava um pouco mais objetivo.

Aos 38 minutos, o Botafogo marcou o primeiro gol. Rodrigo Lindoso fez ótimo passe para Marcinho, que investiu pela direita e cruzou para Luiz Fernando entrar e tocar para a rede de Diego Alves. Depois do gol, o volante Willian Arão, que já vinha sendo vaiado pela torcida do Botafogo, passou a ser vaiado também pela torcida rubro-negra.

O Flamengo voltou modificado para o segundo tempo. O técnico Paulo César Carpegiani tirou os volantes Jonas e William Arão e colocou o volante Cuéllar e o atacante Geuvânio numa tentativa de dar maior poder ofensivo ao time. E as mudanças tornaram o Flamengo mais agressivo. Aos dez minutos, Vinicius Junior recebeu na esquerda, derivou para o meio e bateu para defesa fácil de Jefferson.

O Botafogo só apareceu na área aos doze minutos em cobrança de falta executada por Renatinho, mas a bola encobriu o travessão defendido por Diego Alves. Um minuto depois, Diego bateu escanteio e Paquetá cabeceou para boa defesa de Jefferson.

O treinador rubro-negro decidiu queimar todas as substituições e colocou o atacante colombiano Marlos na vaga do apagado Lucas Paquetá. Aos 18 minutos, novamente Vinicius Junior assustou Jefferson com um chute perigoso. O Flamengo aumentou a pressão em busca do gol do empate, enquanto o Botafogo não conseguia repetir a boa atuação do primeiro tempo.

Aos 20 minutos, após cruzamento na área, a bola sobra para Vinicius Junior, que fura na hora do chute e desperdiça grande oportunidade. A pressão rubro-negra aumentou e o Botafogo não conseguia sair do campo de defesa. O time comandado por Alberto Valentim se limitava a defender a vantagem.

Aos 30 minutos, Everton cruzou da esquerda e Henrique Dourado cabeceou na trave, para desespero da torcida do Flamengo que já contava com o gol.

Depois de mais um susto, o técnico do Botafogo trocou o chileno Leonardo Valencia por Rodrigo Pimpão. E o time de General Severiano criou a primeira grande oportunidade no segundo tempo aos 32 minutos. Após cruzamento na área, Joel Carli desviou, de cabeça, e Luiz Fernando chutou com muito perigo, mas a bola saiu.

O Flamengo respondeu em lance de grande perigo. Diego chutou forte, Jefferson defendeu parcialmente e a bola ficou com Marlos, que concluiu, mas a bola desviou na zaga alvinegra e saiu para escanteio.

Preocupado com a pressão adversária, Alberto Valentim trocou o meia Renatinho pelo zagueiro Marcelo Benevenuto. Aos 38 minutos, novamente Geuvânio, de esquerda, chutou com grande perigo e a bola passou raspando.

Aos 43 minutos, Jefferson voltou a salvar o Botafogo, espalmando para escanteio uma cabeçada de Marlos. Aos 48 minutos, Rhodolfo mandou uma bomba e a bola passou perto da trave esquerda na última chance do Flamengo na partida.

FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO 0 X 1 BOTAFOGO

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 28 de março de 2018 (Quarta-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Wagner de Almeida Santos (RJ) e Daniel do Espírito Santo Parro (RJ)
Cartão Amarelo: Jonas, Cuéllar(Fla); Jefferson, Igor Rabello, Brenner(Bota)
Gol: BOTAFOGO: Luiz Fernando, aos 38 minutos do primeiro tempo

FLAMENGO: Diego Alves, Pará, Réver, Rhodolfo e Everton ; Jonas(Cuéllar), Willian Arão(Geuvânio) , Diego, Lucas Paquetá(Marlos) e Vinicius Junior; Henrique Dourado Técnico: Paulo César Carpegiani

BOTAFOGO: Jefferson, Marcinho, Joel Carli,Igor Rabello e Moisés; Marcelo, Rodrigo Lindoso, Luiz Fernando, Leonardo Valencia(Rodrigo Pimpão) e Renatinho(Marcelo Benevenuto); Brenner(Pachu) Técnico: Alberto Valentim