Botafogo-PB empata com o Altos em Teresina e continua invicto na Copa do Nordeste
Por Wamberto Ferreira - Em 7 anos atrás 914
O Botafogo-PB saiu de Teresina, no Piauí, com um importante ponto para se garantir nas quartas de final da Copa do Nordeste. O empate sem gols no estádio Albertão, na noite desta segunda-feira, contra o time da casa, o Altos, não deu matematicamente a classificação ao mata-mata de forma antecipada, contudo deixou bem encaminhada esse desfecho do líder invicto. A situação é diferente do rival alviverde, que não venceu na competição e está por um sopro no Nordestão. No jogo, o Belo resistiu um segundo tempo de pressão e teve nas defesas de Saulo e na trave a garantia do 0 a 0.
O treinador Leston Júnior resolveu poupar as duas principais contratações da temporada. O meia Marcos Aurélio e o zagueiro Gladstone, com desgaste físico maior que de seus companheiros, nem foram para o banco de reservas, sendo substituídos por Hiroshi e Walber, respectivamente.
A primeira metade da primeira etapa foi morna, com as duas equipes trocando passes. Os donos da casa tinham mais posse de bola, mas nenhum dos times conseguia ser efetivo e criar dificuldade para os goleiros.
Aos 33 minutos, a primeira boa chance do Belo no primeiro tempo. Carlos Renato passou a bola para Nando que, muito esperto, deixou ela passar para Mazinho, que avançou livre nas suas costas, invadiu a área e, na saída do goleiro, foi atrapalhado por um morrinho, a bola subiu, e foi muito por cima da meta piauiense.
O Botafogo-PB assustou novamente aos 37 minutos, em cobrança de área de Allan Dias, da entrada da área, no canto esquerdo. Ele soltou a bomba, e o arqueiro espalmou para escanteio. Era pressão botafoguense. No minuto seguinte, Hiroshi recebeu a bola na direita, invadiu a área e chutou cruzado de pé direito. A zaga cortou, quase mandou contra, mas a redonda foi pela linha de fundo.
E só dava Belo. Aos 40, Dico recebeu na esquerda, avançou em velocidade, entrou na área e soltou a bomba, mas Gideão defendeu mais uma e mandou para fora.
Ainda no fim do primeiro tempo, aos 46, Dico recebeu de Carlos Renato na esquerda, cortou para o meio e bateu de pé direito, mas a pelota foi por cima da trave.
Segundo tempo
Se no primeiro tempo a pressão foi botafoguense, o segundo foi dos donos da casa.
A primeira boa chegada do Altos-PI veio aos 15 minutos. Depois de cobrança de escanteio da direita, Manoel cabeçeou livre, na pequena área, mas Saulo fez a defesa e evitou o gol do time piauiense.
Cinco minutos mais tarde, o lance de maior perigo do jogo. Leone cabeceou após cobrança de falta e mandou a bola na trave esquerda de Saulo, que só olhou ela ir pela linha de fundo depois de explodir na baliza.
Aos 23, Tote soltou a bomba de pé direito da intermediária, mas Saulo foi no canto direito fazer uma bela defesa para evitar o primeiro gol do jogo.
Com 10 pontos, o Botafogo-PB ainda lidera o grupo, com quatro a mais que o Bahia, segundo, e o Náutico, terceiro, e fica muito próximo da vaga na próxima fase, precisando apenas de um empate para se garantir matematicamente. Na próxima quinta-feira (22), o Botafogo-PB volta a campo para enfrentar o Timbu, na Arena Pernambuco, às 21h15. Já o time piauiense pega o Bahia, na terça (20). O Altos-PI tem dois pontos, e segue na última colocação do Grupo C.
Fonte: vozdatorcida.com