200 comerciantes informais recebem autorização da Prefeitura de João Pessoa para trabalhar no São João Multicultural da Capital

200 comerciantes informais recebem autorização da Prefeitura de João Pessoa para trabalhar no São João Multicultural da Capital

Por Edmilson Pereira - Em 1 ano atrás 413

Duzentos comerciantes informais de João Pessoa estão devidamente autorizados a vender seus produtos durante o São João Multicultural, que acontece de 22 a 25 de junho no Parque Solon de Lucena, no Centro da Capital.  A autorização foi assinada pelo prefeito Cícero Lucena (Progressista) durante solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (19), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

O trabalho é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e tem como objetivo organizar os espaços urbanos e valorizar os trabalhadores informais.

  • “Nós nos importamos com os moradores de João Pessoa e agimos em tudo aquilo que é função da prefeitura. Buscamos o diálogo e a compreensão das necessidades desta categoria para que possamos avançar em melhores condições de trabalho e no melhor uso do espaço público. Estes profissionais vão poder trabalhar com a tranquilidade de não terem concorrência predatória e, assim, vender mais e ter mais lucro para sustentar suas famílias”, afirmou Cícero Lucena.

O ato possibilita a regulamentação do trabalho dos ambulantes, que passam a atuar sob a orientação da Prefeitura de João Pessoa ocupando melhores espaços no local da festa e garantindo a melhor organização para o evento. Além de receberem a autorização individualmente, os comerciantes participaram de palestras e passaram por orientações para os dias de show.

A presidente da Associação dos Ambulantes e Trabalhadores em Geral da Paraíba, Márcia Medeiros, afirmou que o momento vivido é histórico para a categoria. “Não faço parte da gestão, mas me sinto gestão como contemplada. Quando meu povo deixa de apanhar e passa a ser valorizado, eu me sinto parte daquilo. Muitas cidades não nos respeitam, não nos atendem e aqui estamos diante de um prefeito que nos respeita, uma gestão humanizada. Era disso que a gente precisava”, destacou.

Padronização – Entre os vendedores cadastrados, 46 estarão com as barracas padronizadas. São os ambulantes que procuraram o programa de crédito especial aberto pelo programa Eu Posso, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), que incentiva e apoia os microempreendedores da Capital.

Estiveram presentes na solenidade o deputado estadual Eduardo Carneiro, o vereador Thiago Lucena e o secretário executivo do Desenvolvimento Urbano, Ubaldo Pequeno, entre outros auxiliares da gestão municipal.

Para conferir a programação completa do São João Multicultural da Capital, clique no link: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/destaque/saojoaojp/.